O que é Psicoterapia Centrada no Corpo?

A psicoterapia centrada no corpo, também conhecida como psicoterapia somática, abrange uma variedade de abordagens à saúde psicológica que reconhecem a importância do corpo na formação de nossa experiência de vida e usam ativamente o corpo na terapia como fonte de informação e recurso para a cura. Os sentimentos, emoções e impulsos que surgem do corpo são parte integrante de nossa experiência de vida, mas frequentemente reprimimos, cortamos ou não os reconhecemos devido às nossas adaptações fisiológicas e psicológicas às restrições do nosso ambiente.

Trabalhar com o corpo em psicoterapia abre uma riqueza de opções para a compreensão, a experiência e a cura que a terapia convencional da fala muitas vezes é incapaz de utilizar devido ao controle do consciente sobre a cognição e a expressão verbal, o papel do corpo na criação das sensações físicas que são. a raiz da emoção e o papel do corpo na manutenção da tensão muscular que ancora e reforça nossas respostas caracterológicas ao meio ambiente. A psicoterapia centrada no corpo nos ajuda a lidar com nossas preocupações, ajudando-nos a tomar consciência das nossas sensações corporais, sentimentos e impulsos, bem como de nossas emoções, pensamentos e comportamento.

Post relacionado: Psicologa porto Alegre

A psicoterapia centrada no corpo faz isso amplamente através da conscientização, ação e recursos. A consciência é desenvolvida na psicoterapia centrada no corpo, através da varredura e rastreamento de coisas como sensações, sentimentos, emoções, respiração e tensão. A ação expressa impulsos, libera tensão ou constrição e constrói ou libera energia através do aterramento, movimento e expressão. A psicoterapia centrada no corpo ensina exponencialmente os clientes a valorizar e utilizar seus corpos como um recurso para segurança, poder e prazer.

Durante todo o processo de psicoterapia corporal, o cliente é orientado a desenvolver uma consciência crescente de suas sensações e experiências corporais. Como cliente da psicoterapia centrada no corpo, você se tornará mais consciente de como respira, se move, fala e onde experimenta sentimentos em seu corpo. Isso é benéfico de várias maneiras.